Portal do Governo Brasileiro

FALE CONOSCO

Conheça nossos canais de atendimento.

(21) 2555-0555

sac@finep.gov.br

OUVIDORIA Finep

(21) 2557-2414

ouvidoria@finep.gov.br

FOMENTO E NOVOS NEGÓCIOS

fomento@finep.gov.br
Voltar Histórico Avançar Histórico

INSTITUCIONAL Separador SOBRE A Finep

MISSÃO

Promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas.

VISÃO

Transformar o Brasil por meio da inovação.

PERFIL DE ATUAÇÃO

Atuar em toda a cadeia da inovação, com foco em ações estratégicas, estruturantes e de impacto para o desenvolvimento sustentável do Brasil.

MARCOS HISTÓRICOS

A Finep - Inovação e Pesquisa - é uma empresa pública vinculada ao MCTI. Foi criada em 24 de julho de 1967, para institucionalizar o Fundo de Financiamento de Estudos de Projetos e Programas, criado em 1965. Posteriormente, a Finep substituiu e ampliou o papel até então exercido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e seu Fundo de Desenvolvimento Técnico-Científico (FUNTEC), constituído em 1964 com a finalidade de financiar a implantação de programas de pós-graduação nas universidades brasileiras.

Em 31 de julho de 1969, o Governo instituiu o FNDCT - Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, destinado a financiar a expansão do sistema de C&T, tendo a Finep como sua Secretaria Executiva a partir de 1971. Na década de 1970 a Finep promoveu intensa mobilização na comunidade científica, ao financiar a implantação de novos grupos de pesquisa, a criação de programas temáticos, a expansão da infraestrutura de C&T e consolidação institucional da pesquisa e da pós-graduação no País. Estimulou também a articulação entre universidades, centros de pesquisa, empresas de consultoria e contratantes de serviços, produtos e processos.

Iniciativas de C,T&I de empresas em parceria com Instituições Científicas e Tecnológicas (ICTs), que tiveram grande sucesso econômico, também estão associadas a financiamentos da Finep, como, por exemplo: o desenvolvimento do avião Tucano da Empresa Brasileira de Aeronáutica (Embraer), que abriu caminho para que os aviões da empresa se tornassem um importante item da pauta de exportações do País; um grande programa de formação de recursos humanos, no País e no exterior, assim como inúmeros projetos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e de universidades, que foram essenciais para o desenvolvimento tecnológico do sistema agropecuário brasileiro, tornando-o um dos mais competitivos do mundo; projetos de pesquisa e de formação de recursos humanos da Petrobras, em parceria com universidades, que contribuíram para o domínio da tecnologia de exploração de petróleo em águas profundas e que estão fazendo o País alcançar a auto-suficiência no setor.

A capacidade de financiar todo o sistema de C,T&I, combinando recursos reembolsáveis e não-reembolsáveis, assim como outros instrumentos, proporciona à Finep grande poder de indução de atividades de inovação, essenciais para o aumento da competitividade do setor empresarial.

Voltar Histórico Avançar Histórico

RIO DE JANEIRO (Sede) Av. República do Chile, 330 - Torre Oeste - 10º, 11º, 12º, 15º, 16º e 17º andares - CEP: 20031-170 - Rio de Janeiro - RJ (21) 2555-0555

RIO DE JANEIRO (Unidade Flamengo) Praia do Flamengo 200 - CEP 22210-065 - Rio de Janeiro - RJ

Atenção: As correspondências devem continuar a ser enviadas apenas para o endereço da Unidade Flamengo.

SÃO PAULO Av. Presidente Juscelino Kubitschek, 510 - 9º andar - Itaim Bibi - CEP 04543-000 - São Paulo - SP (11) 3847-0300

BRASÍLIA SCN QD. 02 Bloco "D" Torre A Sala 1102 - Centro Empresarial Liberty Mall - CEP 70712-903 - Brasília - DF (61) 3035-7150

Clique Finep
Acesso à Informação